quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Saiu TSE!!!!! Questões da CONSULPLAN para esquentar.

Estão todos afoitos com o novo edital na praça e não é de se estranhar.
Muitos sonham em integrar a estrutura do Judiciário Federal e como integrante, apesar dos inúmeros desafios, da remuneração que há muito não é ajustada, é um excelente lugar para se trabalhar.

No TSE, particularmente, segundo relatos de colega, há um ambiente harmônico, com uma cultura organizacional adaptativa, que valoriza o servidor, está às voltas com as modernas técnicas de gestão e tecnologia e não à toa cobra tanto da moderna Adm. Pública nesse último concurso.

Uma novidade foi a abertura do cargo de Analista Administrativo que não mais é restrito ao bacharel em Administração como no anterior realizado pelo CESPE. A paridade com o edital para o cargo de Técnico da área administrativa vai permitir que os bachareis e licenciados em qualquer área possam fazer para as duas áreas, o que só aumenta a chance da tão sonhada vaga.

Quanto às funções existentes, dizem que há muitas disponibilidades, seleções internas e há quem chegue conseguindo ocupar alguma!

Passando para a analise do edital, a tendência tem se confirmado conforme já havia dito em minhas turmas: muitas matérias de Administração. Bom para a gente, não é mesmo!

Sem mais conversas, vamos analisar as questões da banca que agora trago para vocês.

Primeiramente as disponibilizo para que tentem resolver e possivelmente na sexta trago os comentários.

Tentem responder e postem comentários.

Sucesso, sorte, tranquilidade e bons estudos! Tenham foco e concentrem-se.


1) Após uma entrevista para a empresa Omega, Mário foi informado que não seria admitido para o cargo de gerente, por não possuir habilidades interpessoais e de comunicação fundamentais para desempenhar a função. Assim, quanto a Mário, a entrevistadora alegou que:

A) O seu conhecimento de erros de propensão em avaliação de desempenho não era suficiente para uma boa auditoria de Recursos Humanos.
B) A sua especialização em Sistemas de Informação não favorecia a comunicação interfuncional na empresa.
C) Ele tinha dificuldades em reconhecer questões complexas e resolver problemas para benefício da organização.
D) Ele tinha dificuldades em trabalhar em equipe, dividir as informações com os outros e ensinar as pessoas a aprender.
E) Ele não conseguia considerar os objetivos e as estratégias gerais da empresa nas interações entre as diferentes partes da organização.

2) “Somente pessoas carismáticas e com qualidades inatas podem se transformar em grandes líderes.” Essa afirmação não caracteriza a linguagem administrativa moderna da liderança porque:

A) A aceitação de que a liderança é inata conduz a estudos sobre a transformação de características de liderança efetiva em alternativas de comportamento gerencial a serem ensinadas aos gerentes.
B) As características de liderança são universais e aplicáveis a qualquer tipo de pessoa e de organização.
C) Hoje, acredita-se que líderes são pessoas comuns que aprendem habilidades comuns, mas que no seu conjunto formam uma pessoa incomum.
D) A teoria gerencial moderna concentra suas ações mais na explicação da natureza da liderança do que na tentativa de propor alternativas que transformem dirigentes em líderes.
E) A liderança é vista como dependente das condições organizacionais, ou seja, do contexto exclusivamente interno no qual o líder está inserido.

3) Após muitos anos trabalhando na Empresa Criativa Ltda., Luís viveu inúmeras situações de conflito na gestão. Indagado sobre a relevância do conflito, Luís afirmou corretamente que, numa organização que busca a inovação, o conflito:

A) É desejável, não devendo ser evitado, na medida em que possibilita identificar e solucionar problemas, além de minimizar atritos.
B) Somente é desejável quando aumenta o absenteísmo, melhora a motivação e evita o clima hostil verificado em muitas organizações.
C) Somente é aceitável quando viabiliza a hostilidade, diminuindo o estresse e a ansiedade.
D) É indesejável, devendo ser evitado, na medida em que é potencial gerador de problemas e atritos.
E) É indesejável, pois mostra que a administração da empresa não consegue exercer o poder coercitivo sobre seus empregados.

4) Você foi escolhido pela gerência de RH para analisar o resultado de uma pesquisa de clima organizacional no Departamento de Vendas da empresa onde você trabalha. Logo, você observou que os aspectos indicados abaixo, foram destacados pelo grupo como pontos fracos:

I. Salários.
II. Reconhecimento no exercício da função.
III. Atitude dos supervisores.
IV. Possibilidade de enfrentar desafios.
V. Plano de carreira.
VI. Limpeza do local de trabalho.
VII. Segurança no trabalho.

Ao analisar estes aspectos, segundo a Teoria de Herzberg, são considerados fatores motivacionais os itens:
A) III, VI e VII
B) I, V e VII 
C) I, III e V 
D) II, IV e V    
E) II, V e VI

5) Madalena Souza é contratada para desenvolver um programa de gerenciamento de cultura na Indústria Ilusex, tradicional fabricante de detergentes domésticos. Apesar de Madalena Souza saber que a empresa tem valores internalizados de difícil mudança, ela utiliza alguns processos e modelos de intervenção, entre os quais um tem grandes possibilidades de prejudicar o desempenho da empresa no médio/longo prazo. Qual?

A) Introduzir um programa para mudar os artefatos visíveis da empresa, isto é, mudar a arquitetura e o layout das salas e os uniformes.
B) Permitir que os empregados definam a política e recompensas e punições segundo sua própria visão dos objetivos empresariais.
C) Envolver e incentivar a participação dos funcionários na elaboração de um código de ética para a organização.
D) Mudar o processo administrativo da alta administração, de caráter divisionista, para uma posição coerente e coesa.
E) Desenvolver um amplo programa de comunicação e divulgação da missão, princípios, objetivos, filosofia e valores da empresa.

6) O gerente geral do Hospital Saúde 100% descreveu a um entrevistador o seu estilo de liderança como uma mistura de todos os estilos. “Em alguns momentos, sou um ditador, digo aos meus subordinados o que fazer. Em outros, sou um modelo de função, lidero pelo exemplo. Nesse ambiente, geralmente deixo que as pessoas participem... Gosto muito da idéia da participação, mas numa situação crítica, automaticamente me torno autocrático.” Este chefe defende a abordagem situacional de liderança. A justificativa correta para defender essa abordagem é a seguinte:

A) Não existem traços e comportamentos universalmente importantes, pois comportamentos eficazes variam de uma situação para outra e o líder deve primeiro analisar a situação e depois decidir o que fazer.
B) As características pessoais definem o poder legítimo de um líder e são consideradas mais importantes que o seu comportamento de decisão.
C) O líder que tem poder de competência é respeitado porque possui conhecimentos ou certas habilidades nas quais as pessoas acreditam.
D) As características de personalidade de fato distinguem os líderes eficazes das outras pessoas pelo seu empenho, motivação, integridade, autoconfiança e conhecimento do negócio.
E) A liderança através do poder de referência e de coerção exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas para garantir que a unidade de trabalho ou a organização atinjam suas metas.

7) Ao implementar um programa de avaliação organizacional, o gerente de Recursos Humanos da Empresa JHK optou por um questionário que privilegiasse um conjunto de necessidades, a fim de poder identificar aspectos que deveriam ser implementados para a melhoria da motivação de seu pessoal. Assim, levou em consideração as seguintes necessidades:

I. básicas
II. sociais
III. salariais
IV. de segurança
V. de desenvolvimento
VI. de estima
VII. de auto-realização
VIII. de auto-avaliação

Para uma boa avaliação comportamental, segundo o modelo de Maslow, deverão ser contempladas no instrumento apenas as seguintes necessidades:

A) I, III, IV, V e VIII
B) II, III, V, VII e VIII
C) I, II, IV, VI e VII
D) I, II, V, VI e VIII
E) II, IV, VI, VII e VIII





8) Quando se adota políticas de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, é primordial que se analise o ciclo de treinamento. Este ciclo compreende:

A) Levantamento das necessidades de treinamento; programação de treinamento; implementação, execução e avaliação dos resultados.
B) Levantamento das necessidades de treinamento; definição das técnicas de avaliação de desempenho; definição das pontuações atribuídas em cada técnica e análise dos resultados obtidos.
C) Levantamento das necessidades de treinamento; adoção de técnicas de recrutamento; definição dos planos de cargos e salários; implementação de políticas de remuneração e desenvolvimento de um banco de dados.
D) Levantamento das necessidades de treinamento; utilização de staff; definição de critérios de remuneração, de avaliação de desempenho e cobrança rígida de metas a serem atingidas.
E) Levantamento das necessidades de treinamento; definição dos planos de carreira da equipe; observação dos trabalhos a serem desenvolvidos e implantação de critérios de controle.

9) William Ewards Deming é considerado um dos ícones da qualidade. É considerado um dos 14 princípios da qualidade de Deming:

A) Instituir um sólido programa de educação e treinamento.
B) Priorizar controles financeiros.
C) Normatizar as relações entre as pessoas.
D) Prever o comportamento das pessoas nas organizações.
E) Desenvolver programas de avaliação da viabilidade do negócio.


10) Gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Formam estes processos:
A) Agregar, monitorar, recompensar, analisar, aplicar e estimular pessoas.
B) Monitorar, manter, desenvolver, analisar, coordenar e agregar pessoas.
C) Agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.
D) Monitorar, analisar, aplicar, desenvolver, manter e recompensar pessoas
E) Estimular pessoas, analisar, coordenar, monitorar, aplicar, desenvolver.


11) São consideradas como funções da administração:
A) Planejamento, Coordenação, Direção, Subordinação. D) Liderança, Controle, Eficiência, Eficácia.
B) Planejamento, Organização, Direção, Controle. E) Organização, Controle, Liderança, Coordenação.
C) Liderança, Organização, Fiscalização, Controle.

12) Analise as afirmativas:
I. O princípio da unidade de comando diz que cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior.
II. A exclusividade da responsabilidade estabelece que mesmo que as atividades sejam delegadas, a responsabilidade por elas permanece.
III. Nos níveis superiores não existe conflito entre a autoridade de linha e a funcional, bem como entre estas e algumas solicitações de assessorias.
IV. Mesmo que um chefe tenha delegado uma atividade a um subordinado, continuará responsável por essa atividade perante a sua chefia.

Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I, II, III, IV
B) I, II, III 
C) II, III, IV 
D) I, II, IV 
E) III, IV

13) “Ambiente organizacional que se refere ao conjunto de forças, tendências e instituições que apresentam potencial
para influenciar seu desempenho.” De acordo com a concepção contemporânea de gestão, as organizações
sofrem influência:
A) Do ambiente interno. D) Do ambiente tecnológico.
B) Do ambiente externo. E) Não sofre nenhuma influência.
C) Dos ambientes interno e externo.

14) O desenho organizacional por funções ou departamentalização funcional apresenta algumas vantagens,
EXCETO:

A) Tira o máximo proveito da especialização.
B) Tende a reduzir custos.
C) Facilita a coordenação dentro da função.
D) Facilita a projeção da liderança por toda a organização.
E) Facilita a estreiteza de visão.

15) Para que os empregados de sua empresa colaborem e trabalhem juntos em diversos projetos optou-se por uma estrutura matricial de desenho departamental. Isto significa que a organização:

A) Integrou todos os departamentos funcionais, mesmo com numerosos grupos de assessoria em torno de uma linha de produtos.
B) Optou por uma estrutura mista na qual ela sacrifica o princípio da unidade de comando e passa a ter uma autoridade dual.
C) Utilizou equipe-tarefa ou força-tarefa para a adaptação de certos segmentos da empresa a um produto/serviço complexo.
D) Agrupou os seus processos segundo a seqüência do ciclo de produção, por meio de arranjo físico e disposição racional dos equipamentos.
E) Dividiu suas unidades para que cada uma delas possa servir a um tipo especial de clientes, num processo de diferenciação.

5 comentários:

  1. Professor,
    Achei as questões tranquilas, porém são trabalhosas. Quem não conhece as definições terá dificuldade.
    Vou aguardar a resolução para vê como me saí.

    Rita

    ResponderExcluir
  2. Pois é, as questões são bem tranquilas quando há familiaridade com termos e até mesmo com a bibliografia mais usual. As questões não vão muito além e com alguma atenção é possível acertar sem dificuldades.
    Logo publico as respostas com comentários para que saibam como foram.

    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Professor muito obrigada pela contribuição e parabéns pelo trabalho.

    Você pode me explicar o que está errado na letra C da questão 15?

    Grata,

    Verônica

    ResponderExcluir